Mulheres vestindo roupas pretas para beber água enquanto caminhavam e corriam.

Nós já sabemos, e não é de hoje, da importância da beber muita água. A água possui diversas funções que atuam diretamente no bom funcionamento do organismo e na manutenção da imunidade.

São inúmeros os benefícios que a água traz ao nosso organismo. Conversamos com a nutricionista Gabriela Karasek e ela listou alguns pra gente:

  • Ajuda na digestão e prisão de ventre;
  • Hidrata a pele e mucosas;
  • Ameniza dores de cabeça e enxaquecas;
  • Melhora o humor;
  • Auxilia na perda peso;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Repõe energia, evitando cansaço e fadiga;
  • Auxilia na redução de fadiga muscular;
  • Auxilia na redução de celulites;
  • Melhora o funcionamento dos rins;

UFA!

São tantas as vantagens de manter seu corpo hidratado que parece óbvio que não podemos deixar de tomar água.

Se você ainda não tem esse hábito, a nossa nutricionista tem a solução. “Deixe sempre uma garrafinha com água perto de você, assim você irá lembrar de tomar. Você pode colocar um despertador a cada hora te lembrando também. Além disso, espalhar post-its pela sua mesa ou pela casa pode ajuda”, afirma Gabi.

Aqueles que não gostam de água e procuram por algo que substituta já avisamos: nada substitui a água. Segundo a nutricionista, tomar água, pode ser com ou sem gás, é um hábito com o qual é preciso se acostumar. “Uma saída, pelo menos no começo, é adicionar frutas na garrafa de água, rodelas de limão, morangos ou cascas de laranja. Assim você vai saborizar a água sem adicionar açúcar ou mexer nas calorias”.

Há quem pense que um suco natural, um chá diet ou um café pode substituir a água, mas isso é um mito.

“Os sucos contém açúcar da própria fruta, além de calorias. Os chás e sucos ZERO apresentam aromatizantes e conservantes. Já chá naturais e chimarrão, mesmo não contendo calorias ou esses conservantes são diuréticos. Ou seja, eles retiram água do corpo fazendo ele desidratar, fazendo o contrário do que a água faz. Água é água.

Muito se diz sobre a quantidade de água a se tomar por dia. Qual será a ideal?

Gabi explica que isso é resolvido com um cálculo simples:

“Pegue seu peso e multiplique por 35 ml. Então você terá a quantidade de água que deve tomar. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg deve consumir 2,1L de água durante o dia.”

Para a nutricionista, jamais se deve esperar sentir sede para beber água, pois isso significaria que seu corpo já está desidratado.

“Quantas vezes você sente sede ao longo do dia e mesmo assim não bebe água? Quantas vezes esquece ou deixa pra depois? Então não funciona! É bom colocar a mão na consciência e ter a disciplina de beber a quantidade de água que seu corpo precisa.”

Tomar água é um ato simples, que custa pouco e vai contribuir muito para sua saúde e funcionamento do seu organismo. Então corre encher sua garrafinha!