Exercício físico e saúde mental

Os benefícios do esporte e da atividade física vão muito além de performance e estética. Uma rotina de exercícios colabora também, e muito, para a manutenção e melhoria da sua saúde mental.

Quando falamos em sedentarismo, imediatamente associamos esse mal a doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Mas novos estudos realizados e publicados pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte apontam que a atividade física regular diminui os riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em pacientes com mal de Alzheimer, por exemplo. Pessoas moderadamente ativas têm menos risco de serem acometidas por desordens mentais do que as sedentárias.

A atividade física reduz níveis de estresse. Sua prática regular diminui a produção de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse – que causa dificuldade na aprendizagem, lapsos de memória, aumento de peso, diminuição do apetite, entre outros. 

Inclusive, o exercício físico é diretamente responsável pelo equilíbrio na produção de hormônios em nosso corpo. Alguma vez, mesmo que você não tenha feito nenhum esforço físico, você sentiu seus músculos cansados?

Isso acontece porque até mesmo o sedentarismo e as posições que fazemos diariamente (muito tempo sentado em um escritório ou em pé no trabalho, por exemplo) são cansativas. O nosso próprio organismo pede algum tipo de movimento.  Esse chamado pode estar vindo do cérebro para que você reequilibre a produção de serotonina, dopamina e endorfina.

A serotonina é um neurotransmissor conhecido por nos trazer alegria e influenciar em nossas emoções de maneira positiva, favorecendo o relaxamento e melhorando o bem-estar.

A dopamina trabalha na regulação do humor e do estresse, controle das funções motoras, exercício da memória, melhora da concentração e do apetite. E a famosa endorfina é responsável por regular funções do sistema nervoso, também garantindo o relaxamento e a reação do corpo à tensão. Ela também contribui para elevação da autoestima, que, consequentemente aumenta nossa motivação para concluir tarefas e perseguir metas.

Quando em desequilíbrio, esses hormônios podem levar a transtornos mentais, especialmente à depressão. A atividade física para saúde mental torna-se, então, um desejo do próprio organismo para aliviar o mau humor, a indisposição e o mal-estar.

A atividade física é ainda uma importante ferramenta de empoderamento. Com a prática regular de exercício físico, você conhece melhor o seu corpo, dá mais valor a ele e, consequentemente, o processo de aceitação e amor próprio fica mais leve e mais fácil.

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Esporte é vida. Fazer exercício físico traz inúmeros benefícios para nosso corpo e mantém nossa mente saudável! Vamos começar?

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